Matriz de
Referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Competência de área 1 –
Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como
construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no
desenvolvimento econômico e social da humanidade.
H1 – Reconhecer características ou
propriedades de fenômenos ondulatórios ou oscilatórios, relacionando-os a seus
usos em diferentes contextos.
H2 – Associar a solução de problemas de
comunicação, transporte, saúde ou outro, com o correspondente desenvolvimento
científico e tecnológico.
H3 – Confrontar interpretações
científicas com interpretações baseadas no senso comum, ao longo do tempo ou em
diferentes culturas.
H4 – Avaliar propostas de intervenção no
ambiente, considerando a qualidade da vida humana ou medidas de conservação,
recuperação ou utilização sustentável da biodiversidade.
Competência de área 2 –
Identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais
em diferentes contextos.
H5 – Dimensionar circuitos ou
dispositivos elétricos de uso cotidiano.
H6 – Relacionar informações para
compreender manuais de instalação ou utilização de aparelhos, ou sistemas
tecnológicos de uso comum.
H7 – Selecionar testes de controle,
parâmetros ou critérios para a comparação de materiais e produtos, tendo em
vista a defesa do consumidor, a saúde do trabalhador ou a qualidade de vida.
Competência de área 3 –
Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a
processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações
científico-tecnológicos.
H8 – Identificar etapas em processos de
obtenção, transformação, utilização ou reciclagem de recursos naturais,
energéticos ou matérias-primas, considerando processos biológicos, químicos ou
físicos neles envolvidos.
H9 – Compreender a importância dos ciclos
biogeoquímicos ou do fluxo energia para a vida, ou da ação de agentes ou fenômenos
que podem causar alterações nesses processos.
H10 – Analisar perturbações ambientais,
identificando fontes, transporte e(ou) destino dos poluentes ou prevendo
efeitos em sistemas naturais, produtivos ou sociais.
H11 – Reconhecer benefícios, limitações e
aspectos éticos da biotecnologia, considerando estruturas e processos
biológicos envolvidos em produtos biotecnológicos.
H12 – Avaliar impactos em ambientes
naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, considerando
interesses contraditórios.
Competência de área 4 –
Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas
relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos
culturais e características individuais.
H13 – Reconhecer mecanismos de transmissão
da vida, prevendo ou explicando a manifestação de características dos seres
vivos.
H14 – Identificar padrões em fenômenos e
processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa,
relações com o ambiente, sexualidade, entre outros.
H15 – Interpretar modelos e experimentos
para explicar fenômenos ou processos biológicos em qualquer nível de
organização dos sistemas biológicos.
H16 – Compreender o papel da evolução na
produção de padrões, processos biológicos ou na organização taxonômica dos
seres vivos.
Competência de área 5 –
Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los em
diferentes contextos.
H17 – Relacionar informações apresentadas
em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências físicas,
químicas ou biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações
matemáticas ou linguagem simbólica.
H18 – Relacionar propriedades físicas,
químicas ou biológicas de produtos, sistemas ou procedimentos tecnológicos às
finalidades a que se destinam.
H19 – Avaliar métodos, processos ou
procedimentos das ciências naturais que contribuam para diagnosticar ou
solucionar problemas de ordem social, econômica ou ambiental.
Competência de área 6 –
Apropriar-se de conhecimentos da física para, em situações problema,
interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.
H20 – Caracterizar causas ou efeitos dos
movimentos de partículas, substâncias, objetos ou corpos celestes.
H21 – Utilizar leis físicas e (ou)
químicas para interpretar processos naturais ou tecnológicos inseridos no
contexto da termodinâmica e(ou) do eletromagnetismo.
H22 – Compreender fenômenos decorrentes da
interação entre a radiação e a matéria em suas manifestações em processos
naturais ou tecnológicos, ou em suas implicações biológicas, sociais,
econômicas ou ambientais.
H23 – Avaliar possibilidades de geração,
uso ou transformação de energia em ambientes específicos, considerando
implicações éticas, ambientais, sociais e/ou econômicas.
Competência de área 7 –
Apropriar-se de conhecimentos da química para, em situações problema,
interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.
H24 – Utilizar códigos e nomenclatura da
química para caracterizar materiais, substâncias ou transformações químicas.
H25 – Caracterizar materiais ou
substâncias, identificando etapas, rendimentos ou implicações biológicas,
sociais, econômicas ou ambientais de sua obtenção ou produção.
H26 – Avaliar implicações sociais,
ambientais e/ou econômicas na produção ou no consumo de recursos energéticos ou
minerais, identificando transformações químicas ou de energia envolvidas nesses
processos.
H27 – Avaliar propostas de intervenção no
meio ambiente aplicando conhecimentos químicos, observando riscos ou
benefícios.
Competência de área 8 –
Apropriar-se de conhecimentos da biologia para, em situações problema,
interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.
H28 – Associar características adaptativas
dos organismos com seu modo de vida ou com seus limites de distribuição em
diferentes ambientes, em especial em ambientes brasileiros.
H29 – Interpretar experimentos ou técnicas
que utilizam seres vivos, analisando implicações para o ambiente, a saúde, a
produção de alimentos, matérias primas ou produtos industriais.
H30 – Avaliar propostas de alcance
individual ou coletivo, identificando aquelas que visam à preservação e a
implementação da saúde individual, coletiva ou do ambiente.